A Relatividade da Verdade

Nota-chave de Sagitário: "Eu vejo a meta, eu atinjo essa meta e então Eu vejo outra".

 

Sagitário é um signo que se destaca por seu amor à verdade e pelas idéias espirituais superiores, mas geralmente expressa uma tendência natural para distorcer, exagerar, ser tendencioso ou simplesmente ignorar a verdade, como nas palavras do personagem de Jack Nicholson no filme "Questão de Honra": "vocês não agüentam a verdade!", palavras irônicas ditas por um homem que em seu julgamento projeta nos que lhe acusam a própria inabilidade para dizer a verdade.

“A verdade está lá fora” é uma expressão popular moderna, mas na realidade e idealisticamente, “a verdade está aqui dentro”, na parte mais profunda do nosso ser e da nossa experiência. Sua verdade, minha verdade. Aqui vemos uma correspondência interessante entre o “deus transcendente” (lá fora) das religiões ocidentais e o “deus imanente” (aqui dentro) das disciplinas orientais.

Eu uso aqui a palavra idealisticamente, pois geralmente a experiência pessoal é uma mistura subjetiva de percepções vistas através dos olhos do corpo astral, que ainda não está redimido e nem refinado, junto com um corpo mental inadequado e imperfeito. Esses dois corpos estão, como toda a humanidade, em estágios diferentes de desenvolvimento, e lutando para equilibrar os pares de opostos.

É por isso que o que vemos através das lentes de nossa personalidade é sempre relativo, embora caso a personalidade seja razoavelmente integrada e alinhada com a alma, há uma maior possibilidade de expressar uma “verdade mais pura”. A alma em seu próprio nível é verdade, mas a personalidade, que não está evoluída e nem integrada, tem seus apegos e crenças, o que faz com que torça ou racionalize a verdade mais pura, e a transforme em algo que se adapte e sirva à sua própria natureza recalcitrante Algumas vezes, ao invés de reconhecer a pureza de uma verdade superior e promover a transformação de nossas “áreas” astrais-mentais que têm obstruções, criamos uma outra realidade que serve para esconder ainda mais a verdade.

Com isso, construímos uma das maiores fontes de espelhismo, ilusão e dualidade com os quais todos lutamos. O eixo Sagitário–Gêmeos, é um que lida primariamente com o tema da dualidade. O signo oposto de Sagitário, Gêmeos, é um dos signos mais duplos do zodíaco. (O divertido paradigma de mentira (Gêmeos) e verdade (Sagitário) foi explorado em outras cartas sobre Gêmeos).

Quando omitimos a verdade, a dualidade de Gêmeos se apresenta. Isso foi apresentado de forma humorística no filme “O Mentiroso”, onde o personagem de Jim Carrey está sempre mentindo, decidindo eventualmente dizer a verdade com tal honestidade e de forma tão direta que é algo hilariante e liberador. Por isso “a verdade sempre libera”, não importa o conflito que cause. Coisa que librianos não gostam de fazer e estão sempre botando panos quentes, de modo que a verdade fica sempre “comprometida” pelo medo de causar conflito e distúrbio.

Na mídia cinematográfica (isso deve ter algo a ver com o fato de, no momento, eu estar tão próximo de Los Angeles), existe outra estória poderosa sobre a verdade no filme “Os Últimos Passos de Um Homem” (veja também: http://www.esotericastrologer.org/EA%20Essays/EAessaysPGL9.htm). É sobre um condenado à morte por assassinato (Sean Penn) que se declara inocente até o fim, enquanto espera a execução. Nos últimos momentos, por causa das visitas de uma freira (Susan Sarandon), ele faz uma rememorização dos eventos, até que chega à terrível verdade e a conquista. É interessante que Penn tenha Sagitário ascendente com Júpiter (regente de Sagitário – N.T.) no mesmo signo e na primeira casa (casa da identidade – N.T.).

A dificuldade dos sagitarianos de encararem a verdade tem várias causas. A primeira seria a tendência de Júpiter para exagerar e dramatizar — eles amam uma boa história, ou querem estar sempre na frente ou no topo, para fazer média ou marcar pontos; a segunda causa seria a já mencionada tendência de Gêmeos de distorcer ou duplicar as coisas.

Na astrologia esotérica, a “ciência das cruzes” é bem mais acentuada, por isso ao considerar Sagitário, podemos dar uma olhada nos outros signos da cruz mutável para ver a fonte de onde tira suas coisas positivas e negativas. O eixo Virgem–Peixes que completa a cruz mutável tem em Peixes uma fonte potente de maya pessoal. Por isso, podemos concluir: Sagitário exagera, Gêmeos mente, Peixes fantasia e Virgem “tece” (borda, tricota). Naturalmente, estamos considerando o denominador comum mais inferior, mas os estudantes ficariam surpresos se vissem como esses fatores têm influência e se expressam em suas vidas! Todos estes signos também têm muita coisa de imitação e de humor.

Do ponto de vista dos raios, Sagitário expressa o terceiro raio de inteligência ativa, bem conhecido por suas tendências maquiavélicas e manipuladoras, acrescentado pelo sexto raio de devoção ou idealismo, por causa da regência de Netuno, em sua expressão inferior, que dá a tendência para distorcer a realidade. Neste ciclo, o sexto raio encontra uma forte expressão através de Sagitário, por causa do idealismo, entusiasmo e da aspiração tão conhecidas neste signo. Esse é também um bom exemplo de como os raios constituem a parte que falta na astrologia, e indicam as fontes dos significados mais profundos dos signos. O sexto raio e Sagitário são muito similares, e é esta qualidade do idealismo que, ao mesmo tempo em que é positiva como aspiração para um direcionamento espiritual, é também, paradoxalmente, o que vela e distorce a verdade. O ideal está lá em cima, mas a realidade está bem aqui embaixo (entre aspiração e realização — tornar real, tornar um fato no plano físico — existe uma grande distância – N.T). Talvez isso tenha algo a ver com o fato de sagitarianos estarem sempre replanejando (ha, ha, ha..) (fazendo tabelas de horários e metas – N.T.). A cruz mutável é a que promove constante movimento, mudança e instabilidade. Aqui podemos lembrar de uma passagem do “Antigo Comentário”:

"No meio do redemoinho de forças, eu permaneço confuso. Eu não as conheço, pois em todo meu passado elas me arrastaram para cima e para baixo até me jogarem na terra, onde estou e onde me movimento cego e inconsciente. De um lugar a outro, de um ponto a outro, elas me levam para onde querem, para cima e para baixo, para a terra onde não encontro descanso em lugar nenhum" [i]

É a característica principal de Netuno (especialmente em sua oitava inferior) e o idealismo o que é responsável pela “inverdade” de Sagitário. Muito foi escrito sobre isso em outras cartas sobre a América e seu horóscopo com Sagitário ascendente, assim como sobre as mentiras e a decepção de muitos meios de comunicação ao redor do mundo.

A América

Como este autor está, no momento, desfrutando de uma longa estadia na América do Norte, tem visto que a mídia tem se concentrado em um enfoque especial. É quase impossível encontrar nas TVs norte-americanas notícias que cubram o que acontece ao redor do mundo. A maioria das estações só noticia o que acontece internamente, e noticias internacionais somente se a América do Norte está envolvida. Em outros países ocidentais, acredita-se normalmente que a maioria das estações dá notícias locais e internacionais em contextos relativamente sem tendências.

A América do Norte faz um filtro nas notícias que divulga e os jornalistas envolvidos no sistema têm sido um grande instrumento de propaganda. Há cada vez mais notícias “plantadas” e tendenciosas em canais como a CNN, que tem uma versão americana e uma internacional — essa última é bem melhor. A rede Fox e outras criaram uma competição que leva cada vez mais ao sensassionalismo e ao comprometimento da reportagem ou da verdade. Isso é devido parcialmente ao mapa natal exotérico da América do Norte, que coloca o ascendente Sagitário sendo regido por Júpiter em Câncer — notícias de tudo o que acontece dentro de casa, ou dos que estão fora de casa, por exemplo: as tropas que estão no Iraque.

Mas naturalmente, a América do Norte, com seu ascendente Sagitário, é grande, generosa e amiga, e é onde a “família” da humanidade pode encontrar seu lugar; é um grande lugar, mas tem muitas dualidades e padrões duplos.

Os Neoconservadores e a Verdade

Um documentário recente da BBC, chamado de "O Poder dos Pesadelos", mostra tanto o crescimento do terrorismo islâmico, como os “Neocons” da Casa Branca. Com muita persuasão, mostra como a Al Qaeda foi “manufaturada” pelos Neocons na Casa Branca para poder perseguir alguns terroristas individuais; desde então, eles lidaram com a Al Qaeda como um grupo mundial organizado de terrorista, quando, na verdade, não havia tal coisa, mas somente grupos de terroristas sem ser propriamente uma organização. Os mesmos Neocons estavam no poder com Ronald Reagan e fizeram o mesmo tipo de propaganda falsa sobre a União Soviética. Políticos adotaram a política do medo para poder permanecer no poder e arquitetaram as mentiras originais para poder cumprir seus programas — tal como controlar o petróleo e recursos minerais do Iraque e Afeganistão etc. O documentário mostra bem o idealismo que foi elaborado e nutrido dos dois lados, e assim foi criado o fundamentalismo e as distorções que vemos hoje (um estudo astrológico em três partes sobre os Neocons pode ser encontrado no site: http://www.esotericastrologer.org/EA%20Essays/EAessaysPGL15.htm).

Durante a invasão americana de Bagdá em 2003, Plutão estava localizado no Marte em Gêmeos do mapa dos EUA. Ele saiu recentemente desse grau e reflete o tamanho das mentiras e enganações que aconteceram durante aquele período, alguns dos quais foram:

Armas de destruição em massa – não havia nenhuma.

Sadan Hussein tinha ligação com Bin Laden – no existe tal ligação.

Al Qaeda é uma organização de terrorismo internacional – é muito mais provável que não seja.

A derrubada da estátua de Sadan em Bagdá, no início da invasão, foi uma montagem com uma multidão (mais ou menos) alugada. O documentário tem três partes e pode ser visto nos links:

The Power Of Nightmares – Part I: Baby It’s Cold Outside: http://bulk.ctyme.com/bbc1.wmv

The Power Of Nightmares – Part II: The Phantom Victory: http://bulk.ctyme.com/bbc2.wmv

The Power Of Nightmares – Part III: The Shadows In The Cave: http://bulk.ctyme.com/bbc3.wmv

Como foi mencionado em outras cartas que pesquisam mais profundamente este trânsito, Marte em Gêmeos faz quadratura com Netuno em Virgem no mapa dos EUA. Não se pode esperar um aspecto mais desafiador de auto-engano e decepções, o lado inferior das elevadas aspirações e inteligência que estão latentes neste aspecto. O trânsito de Plutão com certeza fez com que surgissem as piores características, particularmente na maneira subversiva com que a máquina de propaganda manteve e fomentou este esquema. É muito interessante que o principal propagandista do grupo Neocon foi o brilhante Paul Wolfowitz (que é agora o cabeça do Banco Mundial), que tem o Sol no último grau de Sagitário... oposto por quatro planetas em Gêmeos! ...hummm.

OS Grupos Espirituais

Pode-se pensar que os grupos espirituais sejam uma das poucas áreas onde a santidade da verdade é preservada, mas infelizmente, quase sempre se está bem longe disso! Até mesmo dentro da área de ensinamentos semelhantes, existe muita divergência de opinião e interpretação, ou de como o material deve ser apresentado. Por isso, a “casa” está “dividida contra si mesma” enquanto os membros da mesma “família” tomam decisões e fazem julgamentos baseados em versões pessoais da verdade.

“Irmãos" da mesma família espiritual assumem, arrogantemente, a posição de juízes uns dos outros. Sagitário é associado à lei e por isso é um dos signos do zodíaco mais propenso a fazer julgamentos. Os julgamentos são derivados de uma interpretação “direcionada” (estreita) do que está em jogo, por causa da sua seta apontada (direcionada) de Sagitário, junto com a superficialidade de Gêmeos, sua contraparte, somada à energia de sexto raio que está envolvida. Por isso Sagitário pode ser facilmente enganado pelas aparências externas. Sagitário também pode ser muito apegado ao pensamento religioso ou espiritual, por isso o fundamentalismo que foi mencionado antes e o seu aumento quando Plutão estava transitando em Sagitário.

Como Sagitário rege a verdade, ele rege também a ilusão, a verdade velada ou destorcida; e a linha, muitas vezes, pode ser realmente bem fina. O trauma do criminoso (mencionado antes) era encoberto para poder enfrentar a verdade. Qualquer choque ou trauma criará uma dissociação da realidade, quer seja o abuso sexual de uma criança ou a vítima de um acidente de trânsito, e a pessoa que tenha sido afetada, com toda sinceridade, reconhecerá a verdade, a única verdade que eles podem ver.

Esses são exemplos grosseiros, mas isso também acontece nos níveis mais sutis, onde a verdade é ainda mais difícil de ser discernida; isso pode ser bem ilustrado por Peixe, que é impressionável e a quem falta a discriminação de Virgem. Qualquer espelhismo ou vício de orgulho, medo, amor ao poder etc. comporá e levará ao comprometimento da verdade. Na verdade, isso faz com que a maioria de nós seja mentirosa, e isso porque nenhum de nós está livre de espelhismos e ilusões!

Um indivíduo, por esforço próprio, pode ter recebido fortes impressões do Mestre, e a forte energização criada pelo contato geralmente gera uma superestimulação e uma poderosa forma-pensamento de que ele é “o recipiente escolhido”. Há muitos exemplos disso em grupos do passado, desde há 100 anos, e até o presente momento. Geralmente, para manter o prestígio espiritual e o poder que ainda existe latente em suas personalidades não redimidas, esses indivíduos afirmarão que o Mestre os escutam, quando, na verdade, fazem contato com ecos astrais de alguma realização do passado, ou nem mesmo isto.

Do mesmo modo como aconteceu, muitos anos atrás, com alguns grupos teosóficos, acontece hoje; existem líderes e muitos “canalizadores” que afirmam ter contato com os Mestres e que parecem estar paralisados para tomar decisões, a não ser se perguntarem antes ao Mestre. Um Mestre de verdade (não um protótipo astral) não tem o menor interesse, nem a mais leve inclinação ou tempo para responder a solicitações tão mundanas! Mas algumas pessoas, que talvez tenham agendas pessoais dentro do contexto de um grupo maior, são conhecidas por manipularem e coagirem outros dizendo que o Mestre disse isso e aquilo, e que portanto devem obedecer para não serem eliminados da “Hierarquia”.

"O discípulo logo descobre que os Mestres não estão facilmente acessíveis. Eles são homens muito ocupados, e não têm como desperdiçar nenhum momento para se comunicarem com discípulos. Somente em caso de emergência e com os iniciantes no Caminho do Discipulado, os Mestres usam a energia necessária para estabelecer rapport" [ii] .

Que possamos encontrar nossa verdade, que um dia nos levará à Verdade Última — hummm, mas ainda relativa.

p
or Phillip Lindsay © 2005

 
[i] Astrologia Esotérica, Alice A. Bailey. p. 20 da ed. inglesa.
[ii] Um Tratado Sobre Magia Branca, Alice A. Bailey. p. 172 da ed. inglesa.

Back to Menu